Entendendo o Custo Operacional

Antes de mais nada, é vital entender o que é custo operacional. Em resumo, o custo operacional de uma empresa refere-se a todo o dinheiro que é gasto para mantê-la em funcionamento. Isto é, são os valores desembolsados para garantir que a organização continue suas operações diárias.

Estes incluem, mas não estão limitados a, aluguéis, salários, utilidades, seguros, suprimentos e até despesas operacionais mais sutis, como o vale transporte e o vale refeição. Acima de tudo, entender e calcular o custo operacional corretamente é fundamental para a saúde financeira de qualquer empresa.

Quais os Principais Custos Operacionais?

Em virtude de sua natureza variada, os custos operacionais podem ser categorizados da seguinte forma:

  1. Fixos: como aluguel e salários, que não mudam frequentemente.
  2. Variáveis: como comissões e custos de produção, que podem variar conforme o volume de vendas ou produção.
  3. Semi-variáveis: combinam características de ambos, fixos e variáveis

Se você deseja conferir mais sobre os tipos de custos, acesse esse nosso artigo.

Diferenciando Custo Operacional de Investimento

Para começar, é essencial fazer uma distinção clara. Muitas vezes, ao adquirir novos equipamentos ou tecnologias, estamos falando de investimentos. Já o custo de funcionário, como salários, 13º salário, plano de saúde e guias de impostos, entra na categoria de custos operacionais ou fixos. Afinal, estes são gastos recorrentes que a empresa tem independentemente da quantidade de negócios concretizados.

Como calcular o custo operacional

Calcular o custo da empresa pode parecer complexo a princípio, mas com organização e atenção aos detalhes, o cálculo se torna mais simples. A saber, é preciso considerar:

  1. Média de Despesas: Sem dúvida, é essencial considerar a média de despesas dos últimos meses a fim de ter uma estimativa precisa. Por exemplo, os gastos com vale transporte e vale refeição variam de acordo com o número de funcionários e seus respectivos deslocamentos.
  2. Folha de Pagamento: Neste ponto, não apenas o salário bruto, mas também benefícios como plano de saúde e 13º salário devem ser considerados.
  3. Despesas Operacionais: Aqui entram os gastos recorrentes para manter a empresa em funcionamento, como aluguel, água, luz e internet. Além disso, outros gastos que podem não ser tão evidentes, como a manutenção de equipamentos, também devem ser incluídos.
  4. Guias de Impostos e Regimes Tributários: Dependendo do regime tributário da empresa, seja Simples Nacional ou outros, as guias de impostos terão diferentes valores.

Após coletar todos esses dados, a empresa pode simplesmente somar todos esses custos para obter o custo operacional total.

Reduzindo os Custos Operacionais

Mapeamento dos Custos

Com o propósito de entender onde pode haver economia, faça um mapeamento detalhado de todos os seus custos. Em outras palavras, saiba exatamente onde cada centavo está sendo gasto. Isso te dará um panorama de como está a saúde do seu negócio.

Análise e Pesquisa

Em seguida, analise cada custo para determinar se ele é necessário ou se pode haver economias. Às vezes, é possível encontrar alternativas mais baratas sem comprometer a qualidade ou a eficiência.

Procurando Novos Fornecedores

Outrossim, considere pesquisar novos fornecedores. Em contrapartida, ao mudar para um fornecedor mais econômico, garanta que a qualidade não seja comprometida.

Inovação

Nesse ínterim, esteja atento às inovações do mercado. Serviços inovadores podem oferecer melhores resultados a um custo menor, como, por exemplo, a Contabilidade Online.

Corte de Desperdícios

Acima de tudo, evite desperdícios. Quando você faz a auditoria de todos os gastos que você teve num período de tempo, é mostrado onde está a aplicação dos seus recursos. Dessa maneira, também é interessante observar o retorno que eles dão por meio de algumas métricas usadas para medir a eficiência de certos processos que, neste caso especificamente, é como está distribuído o dinheiro no seu empreendimento.

Ao se deparar com os resultados e com a taxa de aproveitamento dos recursos, por exemplo, cabe a você avaliar se o dinheiro está sendo bem usado. Se não, isso pode significar cortar gastos supérfluos ou melhorar processos para que sejam mais eficientes.

A Importância do Ponto de Equilíbrio

Dentro da gestão financeira, conhecer o ponto de equilíbrio é tão vital quanto saber quanto custa manter a empresa operando. Esse indicador mostra qual deve ser o faturamento mínimo para cobrir todos os custos operacionais. Em outras palavras, ele indica o momento em que a empresa não tem lucro, mas também não tem prejuízo.

Ao calcular o custo operacional e conhecer a margem de contribuição, a empresa pode definir estratégias mais assertivas de precificação e promoções.

Custo Operacional e a contabilidade online

Em contrapartida à contabilidade tradicional, a contabilidade online oferece uma série de ferramentas que podem simplificar o processo de cálculo do custo operacional. Em síntese, sistemas online proporcionam atualizações em tempo real das despesas e receitas, tornando o acompanhamento muito mais prático.

Dessa forma, a contabilidade online não só ajuda a calcular o custo operacional de uma empresa, mas também oferece insights sobre onde cortar gastos ou otimizar recursos.

Conclusão

Em conclusão, saber como calcular o custo operacional é essencial para garantir a sustentabilidade financeira da empresa. Ao ter um domínio firme sobre todos os gastos, desde os custos fixos até os variáveis, a organização estará em uma posição mais forte para tomar decisões informadas e promover o crescimento saudável. Assim sendo, adotar ferramentas modernas, como a contabilidade online, pode ser um passo estratégico para facilitar esse processo.


Confira nossas últimas publicações:


Sobre a Contajá

A Contajá é uma das líderes em contabilidade online na América Latina, oferecendo serviços simplificados e eficientes para mais de 10.000 empreendedores desde 2016. Nossa missão? Descomplicar a contabilidade deixando a burocracia por nossa conta, dando a você mais tempo para se concentrar em crescer seu negócio.

Em nossa plataforma, você terá acesso a um time de contadores online especializados, prontos para lhe atender com humanidade, empatia e rapidez. Além disso, a transparência é uma de nossas prioridades: todas as declarações mensais obrigatórias e documentos contábeis são entregues de forma clara e acessível por nossa equipe.

Com a Contajá, abrir empresa, trocar de contador e gerir sua contabilidade nunca foi tão fácil – e acessível. Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como nossa contabilidade online pode mudar o rumo do seu empreendimento.